-
Arquitetos: Sala 03 Arquitetura
- Área: 633 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Favaro Jr.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O jovem casal chegou até a Sala 03 Arquitetura por indicação de amigos e vizinhos que já haviam projetado suas casas com o escritório no mesmo condomínio. O terreno foi escolhido por uma particularidade: estava localizado em frente à uma Área de Preservação Permanente e ao lado de uma viela sanitária relativamente grande, o que possibilitaria um contato mais presente da casa com a natureza, sem outras casas "cobrindo" as vistas. O pedido foi para que esse fato fosse levado em consideração, em uma casa com suítes suficientes para receber família e amigos, quadra de beach tennis com discrição em relação à vista da rua e foco total na área social e de lazer.
O plano para iniciar o desenvolvimento deste projeto foi aproximar a casa o máximo possível da lateral do lote, onde já existia a única casa próxima construída e virar todas as aberturas maiores para a lateral livre e para a frente, onde a vista da paisagem será sempre existente. Pensando no programa do projeto, foi criado um grande bloco horizontal, isolando a área íntima no fundo do lote e integrando toda a parte social e de lazer mais à frente, com abertura total para as áreas verdes. A quadra de beach tennis foi alocada também na parte de trás do lote, sendo "escondida" pelo volume que abriga o vestiário e a sauna, ao lado da piscina. A estrutura em MLC trouxe estética, leveza e a possibilidade de aproveitar uma área de rooftop, mantendo uma vista agradável e linear, além do espaço pra infraestrutura de placas solares e fotovoltáicas e das máquinas de ar condicionado. Outro ponto favorável é a questão da estrutura em madeira remeter muito mais à natureza e ao ambiente bem arborizado ao redor do que seria com uma estrutura de metal ou concreto.
A porção íntima da casa é constituída por 3 suítes iguais e 1 ligeiramente menor para hóspedes, a suíte master completa com closet, banheiro com chuveiro duplo e varanda para o casal, um pequeno escritório e uma generosa rouparia. A porção social da casa é composta por um grande living com pé direito alto e acesso direto para a sala de tv, a cozinha (oculta atras de um painel de madeira ripada), o hall de entrada social (que também da acesso à garagem) e toda a área de lazer, onde um gourmet completo se integra ao mesmo tempo com o living e com a área da piscina, por conta dos vãos livres adotados. A escada para o rooftop fica ao lado da bancada e a vista que se tem para todos os lados é de um paisagismo parte natural, parte criado, que abraça a casa. A piscina à beira do talude frontal tem ao fundo uma sauna e um vestiário e ao fundo uma quadra de beach tennis privativa, conforme pediu a cliente.
Os materiais utilizados seguem uma linha bastante frequente na arquitetura contemporânea, ou seja, possuem uma naturalidade e uma brutalidade evidente, e mesmo assim mantem o ar de leveza. A estrutura da cobertura da casa é toda em MLC (Madeira Laminada Colada) com cobertura leve de manta TPO sobre placas OSB. O forro de madeira deixa a impressão de que tudo é uma coisa só. Os volumes se destacam entre sí, soltando uns dos outros por meio da troca de materiais. Foram distribuidos estrategicamente os revestimentos de ripas de concreto e de pedra moledo externamente e internamente e também foram aplicadas, na parte interna, a pintura branca e os paineis de madeira. No piso, o cacão de pedra goiás foi implantado de 3 formas diferentes: espaçado e solto na rampa da garagem, rustico e preenchido com rejunte nas áreas externas, intercalado com áreas onde foi aplicado o fulget e também preenchidos com rejunte, porém lisos no living.
O projeto de interiores foi feito pela Arquiteta Cintia Aguiar, numa parceria que funcionou super bem e conversou perfeitamente com a proposta da arquitetura. Nas palavras da arquiteta: "O projeto de arquitetura de interiores foi elaborado de maneira bastante personalizada no sentido de atender absolutamente todas as demandas tanto do uso da família quanto do desejo de estar com a casa cheia sempre de amigos. Uma decoração leve, elegante e despojada. Pensando sempre no conforto. A escolha dos materiais naturais em sintonia com a arquitetura da casa foi determinante. Móveis com design assinado, cores neutras e muitas texturas, enriquecidos por uma luz natural exuberante e filtrada pelas cortinas de gaze de linho." Também nas palavras da arquiteta Cíntia Aguiar: "o destaque vai para a marcenaria, que foi 100% desenhada sob medida por nosso escritório. Na área social, muitos metros lineares de ripinhas maciças em madeira freijó que se encontram ora com a adega, ora com a parede de pedra que recebe prateleiras especiais suspensas para abrigar livros e peças de decoração. Todas as portas são pivotantes e inseridas nos painéis, o que traz uma contemporaneidade para o projeto. Na área íntima a padronização dos painéis de madeira freijó viabiliza o uso de cada um dos quartos conforme a necessidade de cada momento. Praticidade aliada a um desenho impecável, materiais nobres e uma execução primorosa."